top of page

20 de Janeiro - Dia de Oxóssi e São Sebastião


Antes de falar sobre Oxóssi e São Sebastião, quero explicar algumas coisinhas pra você.


Os orixás do Brasil são divindades que se assemelham aos orixás da África. Eles estão diretamente ligados aos elementos da natureza (água, ar, fogo e terra) e dominam energias capazes de movimentar o universo e a vida humana. Cada um tem personalidades, histórias e desejos. Assim como os homens, são movidos pelos sentimentos de amor, raiva, paixão, ciúmes, inveja, etc. Dentro das tradições são cultuados de formas (saudações, vestimentas, rezas, comidas, entre outros) e dias específicos.


Os orixás são portadores do axé – forças responsáveis pela criação da luz e dos caminhos de energia positiva. Alguns deles nasceram e viveram na terra, como Xangô e Oxóssi, outros apenas participaram da criação.

Durante séculos foi proibido o culto às divindades de matriz africana no Brasil. Os adeptos tiveram que associar a imagem dos orixás aos santos da Igreja Católica para burlar a doutrinação cristã. Essa relação é chamada de sincretismo – junção de doutrinas religiosas e reinterpretação das normas. Por isso que, Oxóssi é visto e lembrando como São Sebastião.


Nem todos os filhos e filhas de axé concordam com o sincretismo, e muitos falam que os Orixás não tem nada a ver com os Santos sincretizados. Deixo claro que a minha fé só diz respeito a mim, assim como a sua fé só diz respeito a você. Vivemos em constante evolução para que a intolerância religiosa seja cada vez menos praticada em nosso país, então comece por você, aquilo que tu acreditas nem sempre é aquilo que eu acredito, então respeite para ser respeitado!


OXÓSSI

O dia do Orixá caçador, Oxóssi. Ele também é conhecido como o Senhor da caça, é ele que traz a fartura e a abundância para todos os seus filhos e devotos. Sua arma é o arco e a flecha, que mostra sua precisão de acertar o alvo.


As “flechadas certeiras”, mostram sua determinação e objetividade firmes, características de Oxóssi e seus filhos.


Quando Oxóssi sai para caçar, ele estabelece o alvo e se prepara para atingir, conhecendo e respeitando as forças da natureza, e que age sem arrogância, sem vaidade, mas de forma racional, lúcida. Oxóssi também é conhecido como o Senhor das matas e florestas, dono de todos os frutos, ervas, flores e de toda a vida existente nas florestas, campos, matas e adjacências.


É o Senhor da fauna e da flora. Seu primeiro elemento de atuação é o vegetal, que nos purifica, limpa, nutre e cura e o seu segundo é o ar, que leva, espalha e expande.

Oxóssi também está associado com o conhecimento. Atua em nossa mente, estimulando a busca pelo conhecimento no sentido mais amplo da palavra, de modo a expandir todos os sentidos da nossa vida, inteligência, sabedoria e conhecimento.


Campo de atuação: caçador e expansão do conhecimento

Elementos: vegetal e ar

Cores: verde (também o azul escuro e o magenta)

Data comemorativa: 20 de janeiro

Dia da semana: quinta-feira

Sincretismo Católico: São Sebastião



ORAÇÃO PODEROSA PARA OXOSSI NO SEU DIA

“Meu pai Oxóssi! Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário á manutenção de nossas vidas durante a passagem terrena, inundai os nossos organismos com a vossa energia, para curar de nossos males!

Vós que sois o protetor dos caboclos, dai-lhes a vossa força, para que possam nos transmitir toda a pujança, a coragem necessária para suportarmos as dificuldades a serem superadas! Dai-nos paz de espírito, a sabedoria para que possamos compreender a perdoar aqueles que procuram nossos Centros, nosso guias, nossos protetores, apenas por simples curiosidade, sem trazerem dentro de si um mínimo da fé.

Dai-nos paciência para suportarmos aqueles que se julgam os únicos com problemas e desejam merecer das entidades todo o tempo e atenção possível, esquecendo-se de outros irmãos mais necessitados!

Dai-nos tranquilidade para superarmos todas as ingratidões, todas as calúnias!

Dai-nos coragem para transmitir uma palavra de alento e conforto aqueles que sofrem de enfermidades para quais, na matéria, não há cura!

Dai-nos força para repelir aqueles que desejam vinganças e querem a todo custo magoar seus semelhantes!

Oke Arô Oxóssi!”


ORAÇÃO DE OXÓSSI PARA COMBATER ENERGIAS NEGATIVAS NO LAR

Pai Oxóssi é o grande caçador do plano espiritual. Através dessa oração, conseguimos entrar em contato com ele pedindo sua proteção, evitando a fome, as ofensas e o mal que possa atravessar o nosso caminho.

Reze com muita fé:

“Oxóssi meu Pai, caçador do plano espiritual

Protetor na força e na fé

Elevo meu pensamento a vós para pedir por vossa proteção para minha casa.

Com teu arco e tua flecha certeira,

Defendei-me das ofensas, das desgraças,

da miséria, da fome e das pestes.

Protegei-me meu Pai Oxóssi

Todos os dias da minha vida.

Okê Arô

Compreendendo a força espiritual que emana de Vós

Eu não temerei nada,

Se estiver coberto com vosso Axé.

Okê Arô Oxóssi!”


ORAÇÃO DE OXÓSSI DE PROTEÇÃO

"Oxóssi Meu Pai, caçador do plano espiritual, protetor na força e na fé, elevo meu pensamento a Vós, para pedir por Vossa proteção para minha casa. Com teu arco e tua flecha certeira, defendei-me das ofensas, das desgraças, da miséria, da fome e das pestes. Protegei-me Meu Pai Oxóssi, todos os dias de minha vida! Okê Arô! Compreendendo a força espiritual que emana de Vós eu não temerei nada se estiver coberto com Vosso Axé! Okê Arô Oxóssi!"



FORTE ORAÇÃO DE OXÓSSI DE PROSPERIDADE E PROTEÇÃO

“Senhor das matas e da vida silvestre, neste momento, Pai, sou sua flecha. Sou a força do seu arco, sou tudo o que é, a agilidade, a sabedoria. Faça de mim, soberano caçador, uma pessoa de sucesso, e que haja fartura em minha casa. Dê a mim sabedoria para agir, paz para construir meus ideais, força para seguir sempre. Oxóssi, rei das matas, da lua, do céu azul, que seja eu leve como o pássaro que voa, livre como o cavalo que corre, forte como o carvalho na mata, direto como a sua flecha. E que eu vença e seja feliz sempre!!! Okê Arô, Oxóssi!!!”



SÃO SEBASTIÃO

A imagem de São Sebastião, tão conhecida de todos nós, revela um momento importante do martírio deste grande santo.


Francês de nascimento, nascido em 256, Sebastião ingressou no exército romano e tornou-se capitão da guarda pretoriana, cargo de confiança do imperador. Sebastião, porém, era cristão e, sempre que podia, visitava os irmãos na fé que estavam presos, levando-lhes conforto espiritual e consolo. Posicionava-se contra as perseguições e torturas infringidas aso cristãos.


Por isso, descoberto pelo Imperador Maximiano, foi preso, torturado e obrigado a renunciar a sua fé cristã. Negando-se a obedecer, o imperador o condenou a uma morte lenta e exemplar.


As flechas de São Sebastião

As flechas de São Sebastião revelam-nos a primeira fase das torturas que o santo enfrentou. Tendo como algozes seus companheiros de exército, São Sebastião suportou várias flechadas em seu corpo sem renegar a fé. Quando todos pensaram que ele estivesse morto, deixaram-no amarrado para ser devorado pelos animais e aves de rapina.


A árvore de São Sebastião

São Sebastião é representado amarrado numa árvore em especial: o carvalho. No cristianismo primitivo, o carvalho era o símbolo da perseverança, da tenacidade e da persistência, por causa da dureza desta madeira nobre. Assim, este símbolo nos fala da firmeza, da tenacidade e da perseverança de São Sebastião. E a força que ele recebeu do céu foi tão grande, que ele não morreu em decorrência das flechadas. Ele foi recolhido por outros cristãos e cuidado por Santa Irene até se recuperar totalmente. O carvalho simboliza toda essa força de São Sebastião.


O corpo seminu de São Sebastião

O corpo seminu de São Sebastião simboliza a humilhação que ele sofreu por parte do império romano. Simboliza também o 'despir-se do homem velho, fraco e pecador, para vestir-se de Cristo, forte e vencedor.'


O pano vermelho de São Sebastião

O pano vermelho de São Sebastião cobrindo suas partes íntimas, simboliza o duplo martírio. O primeiro é este retratado na imagem. O segundo foi aquele que causou sua morte física e teve causa mais nobre ainda. Depois de recuperado, Sebastião voltou a se apresentar ao imperador, para lhe pedir que parasse com as perseguições contra os cristãos, alegando que o imperador estava perseguindo o próprio Jesus Cristo na pessoa de seus seguidores. O imperador, porém, não cedeu e mandou que Sebastião fosse açoitado e decapitado. Assim aconteceu. Por isso, o pano vermelho em São Sebastião representa seu duplo martírio.


A aura de São Sebastião

A aura de São Sebastião representa sua santidade, testemunhada por vários cristãos da época. Esta santidade aparece desde o seu amor dedicado aos cristãos presos e necessitados, até à sua disposição de morrer por Jesus Cristo sem renegar sua fé. Trata-se de um grande testemunho, que serviu de exemplo para milhares de cristãos ao longo de séculos.


A PODEROSA ORAÇÃO A SÃO SEBASTIÃO DE PROTEÇÃO

'Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por Quem destes a vida.

Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus.


Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição.

Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos.


Enfim, glorioso São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos.

E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. Assim seja.'


PEDIDO DE PAZ A SÃO SEBASTIÃO

"Glorioso mártir São Sebastião, valoroso soldado de Cristo, valente militar das hostes de Nosso Senhor Jesus Cristo. Corajoso defensor do santo nome de Jesus, Salvador da humanidade. São Sebastião, que, pela vossa ardente fé em Jesus, enfrentastes as iras do imperador romano, suportando as torturas que vos infligiram vossos algozes e morrestes amarrado ao tronco de uma laranjeira, cravado de flechas, a vós eu dirijo minhas orações, confiando em vossos merecimentos perante Deus, Criador Todo-Poderoso.


São Sebastião, peço-vos paz e concórdia entre os homens. Vós que derramastes vosso generoso sangue, em prol da fé cristã, que jamais recuastes nos combates, no cumprimento do dever, sede propício ao meu pedido. A guerra ensinou-vos a amar a paz e por isso sois agora o patrono dos que desejam paz e harmonia na Terra.


São Sebastião, que tanto sofrestes em vosso suplício, sois o protetor da humanidade, o preservador da saúde, o médico que cura as feridas do corpo e da alma. Afastai de nós as epidemias, as pestes, as doenças contagiosas, as dores físicas e morais.


São Sebastião, guerreiro destemeroso, rogai por nós. São Sebastião, glorioso mártir de Cristo, amparai-nos. São Sebastião, protegei-nos." (Reze um Creio e um Pai-Nosso).


LIVRE DE AFLIÇÕES

"Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por quem destes a vida. Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus.


Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição. Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos.


Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste,a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos. E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. Assim seja."


EM PROL DOS PRESIDIÁRIOS

"Ó Deus, Nosso Senhor, em nome de São Sebastião, a quem curastes as chagas causadas pelos impiedosos, rogo a regeneração de todos aqueles que padecem nos presídios neste momento.


Que, sustentados pelo venerável exemplo deste santo protetor, possam os presos, condenados, servirem mais ao Senhor do que aos homens. Possam eles estarem livres da tentação, livres do pecado e sejam abençoados e recuperados. Que se reabilitem de todos os males. Que todas as aflições que sofram lhe sejam leves.


Regenere Senhor, todos os encarcerados. Que sejam mansos como cordeiros, e sigam a vossa palavra. Socorra-os, Senhor, em todas as suas necessidades. Abre-lhes os olhos para que jamais possam voltar a pecar. Pelos méritos de São Sebastião, atendei-nos, Senhor. Amém."


PRECE PARA ACABAR COM OS PROBLEMAS

"Glorioso mártir, valoroso São Sebastião, soldado de Jesus Cristo, que morrestes trespassado de flechas, amarrado a um tronco de laranjeira. Pelos vossos méritos, sede o nosso protetor guardando-nos, livrando-nos dos perigos que nos ameaçam, a nós, a nossa família e a toda a humanidade. Senhor Deus todo-poderoso, pela intercessão do mártir São Sebastião atendei a nossa prece. Jesus Cristo, filho de Deus, sede propício aos rogos que vos dirigimos por intermédio de São Sebastião. Glorioso mártir, protegei-nos contra a peste, contra o mal terrível que nos ameaça e que tem ceifado tantas vidas preciosas. Amém."



ORAÇÃO PARA LIVRAR OS PERIGOS, FECHAR CORPO E QUEBRAR AS FORÇAS DOS INIMIGOS

Oh! meu glorioso mártir São Sebastião! soldado fiel e servo de Nosso Senhor Jesus Cristo assim como vós fostes mártir trespassado e cravado com agudas setas num pé de laranjeira por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo filho de Deus vivo e omnipotente, criador do céu e da terra.


Eu criatura de Deus imploro a vossa divina proteção perante Deus. Os anjos, santos apóstolos, mártires, arcanjos e a todos que estão na divina presença do Eterno Pai, filho do Espírito Santo.


Imploro o vosso divino auxílio e proteção, que guardai-me e defendei-me dos meus inimigos, andando, viajando, dormindo, acordado, trabalhando e negociando quebrantai-lhe as suas forças, ódio, vingança, furor ou qualquer mal que tiverem contra mim.


Olhos tenham não me vejam; mão tenham não me peguem nem me façam mal nenhum pés tenham, não me persigam, boca tenham, não fale e nem mintam contra mim, armas, não tenham poder de me ferir, cordas, correntes não me amarrem as prisões para mim se abram as portas, arrebentem-se as chaves, esteja eu livre de guerra, o meu corpo esteja fechado contra todo mal que houver contra mim: fome peste e guerra, com o poder de Deus Padre, Deus Filho, Deus Espírito Santo, Jesus Maria José, pela sagrada morte e paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelas sete espadas, de dores de Maria Santíssima.


Com o seu divino manto me cubra e encape dos meus inimigos. Eu criatura de Deus fecharei o meu corpo contra todos os perigos, naufrágios, infortúnios e adversidades de minha sorte, com Deus andarei servirei viverei e feliz serei.

Eu criatura de Deus me uno de corpo e alma ao meu redentor, Jesus Cristo perdão de meus pecados, senhor Deus, paz, a minha alma Senhor Deus, lembra-se das almas meus pais, amigos parentes e inimigos senhor Deus dai-me saúde e força, valor para sofrer com paciência as fraquezas do meu próximo.

Arrancai e quebrantai de mim os mais pensamentos e fraquezas.


Lembra-te de mim lá no teu paraíso como lembra-te do bom ladrão na cruz do Calvário

Amém.


Reze 3 pai-nossos, 3 Creio em Deus Pai e ofereça a São Sebastião uma vela toda vez que ler essa oração.



Advertência:

Serão bem-aventuradas e felizes todas as pessoas, que consigo trouxerem esta divina oração andando dia ou noite, estão livres dos grandes perigos, o seu corpo viverá fechado contra todos os males, e os inimigos não terão mãos nem forças para lhes ofender. Todos que trouxer esta oração consigo, estará isento de perigos, podendo tê-la em casa ou trazê-la consigo em suas viagens por terra e águas, os males afugentar-se-ão de si. Atenção: Não rezem esta oração com ódio no coração caso contrário irá virar-se contra vós.



Com amor, Natí Taís!



Fontes, Imagens e Bibliografias:

Pinterest

Terra.com

CruzTerraSanta.com.br

WeMystic.com.br

Super.Abril.com.br




49 visualizações0 comentário

MEDITAÇÃO NA PRÁTICA

bottom of page